domingo, 5 de setembro de 2010

Timidez+escola= Nota baixa? Nem sempre!


Como uma pessoa tímida digo com propriedade de como isso pode nos causar algumas situações embaraçosas... E sim, notas baixas!


Bem sempre fui uma aluna mediana no ensino fundamental, mas quando passei para o ensino médio as coisas começaram a mudar em pouco; obriguei-me a estudar mais para recuperar as notas que minha recusa a apresentar trabalhos em frente à sala me tirava. Evitava ao Maximo faltar as aulas e ainda prestava atenção redobrada as explicações dos professores na tentativa de entender tudo afinal como uma típica tímida não tirava as duvidas sobre o assunto, afinal vai que minha pergunta fosse boba ou toda sala prestasse atenção em mim (os tímidos de plantão sabem bem o que digo).

O fato é que agente sempre dá um jeitinho na hora da dúvida: pergunta depois para o colega ao lado, vai direto a mesa do professor para que todos não ouçam a questão ou ainda faz uma pesquisa sobre o assunto.

E quando o assunto é apresentação de trabalhos em frente a sala, sensações como medo de errar a fala, de dar um “branco”, tremedeira, fora a vontade enorme de sair correndo, nesse caso se não tinha escapatória a saída era tentar decorar o que era pra ser dito ou ainda numa apresentação em grupo apelar para que o integrante mais comunicativo apresentasse a maior parte alegando amar fazer pesquisas, o que não era mentira, sempre gostei de pesquisar.

A verdade é que existem momentos em que se apresentar em frente a sala é realmente necessário e nessas horas o melhor a fazer é tentar manter a calma e certificar se de aprender sobre o assunto o qual irá falar, ajuda muito ensaiar sua fala: tanto em frente ao espelho, como também para outras pessoas que pode ser sua mãe, irmão... Assim a chance de um fiasco acontecer torna se bem pequena.



Mellissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário